top of page

Pedra

Utilizada desde os mais remotos tempos, é presença quotidiana nos edifícios das nossas urbes, nas fachadas enriquecidas pela talha artística de artesãos incógnitos, ou nos singelos cruzeiros e "alminhas". Não esquecendo as obras primas de escultures de renome e as esculturas anónimas que povoa os nossos altares.

Quantas vezes encarada como "eterna", a pedra sofre ininterruptamente a agressão do meio ambiente: chuvas periódicas, por vezes acidas, que desgastam a sua superfície; choques térmicos da exposição solar, contribuindo para a sua fractura interna e externa; a malévola acção dos poluentes, corroendo os seus constituintes; a flora, pequena e grande, penetrando nas sua entranhas e desfazendo-a dia após dia; a descuidada ou criminosa, acção humana que a destrói de todas as formas.

Cuidar da pedra é um trabalho de intimidade, descobrindo as suas patologias e entendendo a sua composição. Limpar a acumulação de poeiras e dejectos de aves, lavar e eliminar a flora que a colonizou, fortalecer as superfícies em decaimento, voltar a aderir fracturas e destacamentos, renovar argamassas envelhecidas das sua junções, proteger a sua superfície das intempéries e da acção humana. 

bottom of page